Descrição
Se você achava que já sabia tudo sobre os Tokaji, eis um nova descoberta: o Szamorodni. Não se trata de um Aszú, com os já conhecidos puttonyos, nem é um colheita tardia e muito menos um vinho seco - mas uma mistura de todos os tipos. Feitos com cachos inteiros - apenas os parcialmente afetados pela podridão nobre -, costumam ser um pouco mais doces do que os vinhos secos, mas também não chegam perto do néctar de um Aszú.
Bala de coco, pera em calda, casca de laranja e frutas cristalizadas se reuniram à taça húngara para que nascesse este vinho. Dá para sentir cada uma das notas, elas vão se intercalando e envolvendo nariz e boca numa leve doçura. Não é o primeiro vinho da vinícola Tokaj Kereskedház Zrt que provamos, e sabe por que gostamos tanto deles? Depois de anos sem funcionar, a única vinícola estatal de Tokaji-Hegyalja assumiu a missão de trazer de volta a reputação dos vinhos da região, os "reis" das sobremesas - e nos provam isso a cada taça.
História
Uma iniciativa do próprio governo húngaro, a Tokaj Kereskedház Zrt. É a maior vinícola de Tokaji, com mais de 300 anos de história, responsável por reacender a reputação dos vinhos dessa tão tradicional região. Participantes influentes da transformação da própria Tokaji, os produtores são referência para todos os investidores e vitivinicultores dentro e fora da Hungria.