Descrição
Cachaça Artesanal Havana é uma cachaça mineira, a cachaça Havana é considerada uma das melhores do mundo. Produzida nos município de Salinas, Minas Gerais. Em 2006 foi lançado um livro em sua homenagem: "O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago", de autoria de Roberto Carlos Morais Santiago, neto do criador da cachaça, Anísio Santiago. A Anísio Santiago, com a alma da Havana, poderia ser descrita como mitológica, tal sua fama.
Qual o segredo de uma qualidade tão especial?
Em uma entrevista ao jornal Diário de Montes Claros, em março de 1980, Anísio deu algumas pistas. "Tem gente que foi alambiqueiro meu e não entende como a minha cachaça fica boa e a dele, feita igual, não presta. É que o cidadão se aperta de dinheiro e vende antes da hora. Cachaça é que nem fumo: só presta velha. Antes de um ano e meio não pode vender nem para os filhos."
Oswaldo Santiago diz que a cachaça envelhece oito anos em tonéis de bálsamo, uma madeira antes abundante na região de Salinas - mas que hoje, devido à devastação, vem de Rondônia. Depois do envelhecimento, a cachaça é passada para garrafas de 600 ml. A cana empregada é a Java, a pioneira da época da Colonização.
Roberto Carlos, o neto, filho de Oswaldo, acrescenta outros fatores que garantem a qualidade: solo calcário arenoso, clima semi-árido, altitude média de 700 metros, emprego de fermento orgânico natural "e a obsessiva higiene dos alambiques".