Malbec

  • Quando falamos em Malbec, o país que vem à cabeça é a Argentina, mas isso não passa de um mal entendido (que será explicado a seguir). A verdade é que a uva é originária de Bordeaux e, na França, sua casa mais popular e tradicional é a cidade de Cahors, onde é conhecida como Auxerrois ou Côt Noir (este nome é usado mais no oeste francês). Durante muito tempo, a Malbec foi plantada na França, mas, depois da filoxera, ela passou a ser vista como uma casta frágil em relação as demais. Em 1956, logo após uma geada histórica atingir todo o país e devastar cerca de 75% das plantações, os produtores viram uma boa oportunidade para substitui-la.

    No lugar da Malbec foram plantadas vinhas de Merlot, que é menos suscetível a doenças e a coulure (praga comum em épocas chuvosas, que impede a uva de brotar) e tem uma safra mais regular. Em Cahors, no entanto, ela ainda hoje é amplamente usada na produção dos vinhos, que devem ter, no mínimo, 70% de Malbec. Nas demais regiões do país, é plantada em baixíssima escala e não passa dos 10 ou 15% do total de hectares plantados em cada local - em Bordeaux, ela tem papel secundário no chamado corte bordalês, que dá prioridade a variedades como Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot.
Ordenar por:
Produtos encontrados: 15

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp