Cabernet Sauvignon

  • Um dos maiores diferenciais da Cabernet Sauvignon é sua casca, que é mais grossa do que na maioria das uvas viníferas. Essa casca espessa desempenha um importante papel, protegendo a uva de variações climáticas. Por isso, ela é uma das variedades mais cultivadas em todo o mundo. Além disso, essa casca é rica em taninos, o que pode afetar bastante o resultado do vinho na taça. Isso porque os taninos são responsáveis por conferir aos vinhos tintos o seu caráter adstringente, ou seja, aquela sensação de boca "enxuta", semelhante a quando comemos um caju ou uma banana verde. Logo, se o enólogo não souber lidar com o excesso de taninos da Cabernet Sauvignon, o resultado pode ser negativo.

    Um dos segredos para amenizar o caráter tânico dessa uva é a colheita tardia, que permite que o fruto amadureça plenamente e atinja o auge de seu desenvolvimento. Dessa forma, os taninos, embora ainda presentes, estão já suavizados e serão mais facilmente equilibrados ao longo do processo de vinificação.

    Assim, pode-se obter um vinho balanceado e de boa complexidade, capaz de demonstrar todo o potencial do terroir. Por outro lado, caso os bagos sejam colhidos antes de atingirem o ponto ideal da maturação, o vinho pode apresentar marcantes aromas de pimentão verde e de azeitonas.
Ordenar por:
Produtos encontrados: 22

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp