Você está em:
Home
Destilados
Tequilas
Voltar

Tequilas

  • Tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, primariamente na região da cidade de Tequila, no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilómetros a nordeste de Guadalajara. O solo vulcânico vermelho da região circundante é particularmente propício ao crescimento do agave-azul, e mais de 300 milhões de plantas são colhidas por ano. A agave tequilana cresce diferentemente dependendo da região. Agaves-azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aroma e sabor. Agaves das áreas mais baixas têm um sabor e fragrância mais herbáceos. 

    Pelas leis mexicanas, a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. A produção de produtos denominados "tequila" está sujeita ao cumprimento das condições da denominação de origem, limitada a regiões controladas do México. A tequila é, frequentemente, feita com um conteúdo alcoólico de 38-40%, mas também pode ser produzida com teor alcoólico entre 31-55%.

    O pulque, uma bebida fermentada produzida a partir da seiva da Agave americana, já era consumido na região central do México antes da chegada dos europeus. Quando os conquistadores espanhóis esgotaram seus estoques de conhaque, passaram a destilar o agave, criando, assim, uma das primeiras bebidas destiladas da América. A tequila foi produzida pela primeira vez no século XVI, perto da atual cidade de Tequila, a qual só viria a ser fundada oficialmente em 1666.

    Por volta de 1600, Pedro Sánchez de Tagle, o marquês de Altamira, iniciou a produção em massa de tequila com a criação da primeira fábrica de tequila, no atual estado de Jalisco. Por volta de 1608, o governador da Nova Galiza começou a taxar o produto. O rei Carlos IV de Espanha concedeu, à família Cuervo, a primeira licença para produção comercial de tequila.

    Cenobio Sauza, fundador da Sauza Tequila e prefeito da cidade de Tequila em 1884-1885, foi o primeiro a exportar tequila para os Estados Unidos. Ele também abreviou o nome "extrato de Tequila" para simplesmente "Tequila". O neto de Cenobio, Francisco Javier Sauza, ficou famoso ao insistir que "não pode haver tequila onde não há agave". Sua insistência foi recompensada e, desde então, considerou-se que a real tequila só pode ser fabricada no estado de Jalisco.
Ordenar por:
Produtos encontrados: 5

Seleção Atual

    Faixa de preço

    Conteúdo

    Origem

    Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

    Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.